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Avaliação e Qualidade

Gabinete de Avaliação da Qualidade

Competências do Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ):

Cumprir o disposto na Lei da AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR de 22 de Março de 2007, cujo objeto da avaliação (artigo 3.º) se centra em:

  • a. A avaliação tem por objeto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, medindo o grau de cumprimento da sua missão através de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados dela decorrentes;
  • b. A avaliação tem em especial consideração, na definição e aplicação dos parâmetros de desempenho, a diferença de objetivos entre o ensino universitário e o ensino politécnico;
  • c. A avaliação tem por referencial as boas práticas internacionais na matéria;

São apontados como parâmetros de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (artigo 4.º), os seguintes:

Parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com a atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

  • O ensino ministrado, designadamente o seu nível científico, as suas metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação dos estudantes;
  • A qualificação do corpo docente e a sua adequação à missão da instituição;
  • A estratégia adotada para garantir a qualidade do ensino e a forma como a mesma é concretizada;
  • A atividade científica e tecnológica devidamente avaliada e reconhecida, a um nível adequado à missão da instituição;
  • A cooperação internacional;
  • A colaboração interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional;
  • A eficiência de organização e de gestão;
  • As instalações e o equipamento pedagógico e científico;
  • Os mecanismos de ação social.

Parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com os resultados decorrentes da atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

  • A adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição aqueles devem assegurar;
  • A realização de ciclos de estudos em conjunto com outras instituições, nacionais ou estrangeiras;
  • A procura por parte dos estudantes;
  • A abertura a novos públicos e a capacidade de promover a sua integração com sucesso;
  • O sucesso escolar;
  • A inserção dos diplomados no mercado de trabalho;
  • A produção científica e tecnológica a um nível adequado à missão da instituição;
  • O contacto dos estudantes com atividades de investigação desde os primeiros anos;
  • A valorização económica das atividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico a um nível adequado à missão da instituição;
  • A integração em projetos e parcerias internacionais;
  • A prestação de serviços à comunidade;
  • O contributo para o desenvolvimento regional e nacional a um nível adequado à missão da instituição;
  • A ação cultural e, designadamente, o contributo para a promoção da cultura científica;
  • A captação de receitas próprias através da atividade desenvolvida;
  • A informação sobre a instituição e sobre o ensino nela ministrado.

São objetivos da avaliação da qualidade (artigo 5.º):

  • a. A melhoria da qualidade das instituições de ensino superior;
  • b. A informação fundamentada da sociedade sobre o desempenho das instituições de ensino superior;
  • c. O desenvolvimento de uma cultura institucional interna de garantia de qualidade.

Atividades desenvolvidas pelo GAQ:

A - Autoavaliação dos cursos em funcionamento na ESDRM, no âmbito da A3ES:

No âmbito das responsabilidades do GAQ, serão realizados os relatórios de autoavaliação dos cursos em funcionamento na ESDRM, com a realização de tarefas de compilação, atualização e disponibilização da informação respeitante às diversas áreas de atuação da ESDRM, em cada ano letivo, e particularmente, quando solicitado pela A3ES no âmbito da avaliação e acreditação dos cursos conferentes de grau.

B - Implementação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico de Santarém (SIGQIPS):

O trabalho conjunto entre as 10 unidades orgânicas (UO) do IPS, sob orientação da Pró-presidência para a Implementação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico de Santarém (SIGQIPS), assentou na definição das figuras de Gestores de Processo, Coordenadores Locais de Processo e Auditores Internos, tendo sido concluído em 2013. Em 2014 objetiva-se a sua implementação.

Este trabalho no âmbito do SGQIPS permitiu identificar os processos, sistematizar normas e procedimentos e, identificar modelos/minutas relativos à estrutura documental de cada unidade orgânica para a elaboração do documento de candidatura do IPS a acompanhamento pela A3ES. Posteriormente, decorrerá a implementação do sistema.

Mantém-se a definição de estratégias e instrumentos que contribuam para a melhoria do desempenho da ESDRM, em parceria com toda a comunidade ESDRM (docentes, funcionários não docentes, responsáveis dos órgãos e gabinetes, estudantes, membros do GAQ, e Serviço de Informática), por forma a contribuir para priorizar, documentar, implementar e monitorizar, de forma estruturada, ações de melhoria relevantes, no seguimento do trabalho realizado de autoavaliação. 

Coordenadora do GAQ: Professora Adjunta Doutora Teresa Bento (teresabento@esdrm.ipsantarem.pt)

Secretariado do GAQ: Técnica Superior Mestre Teresa Fialho (teresafialho@esdrm.ipsantarem.pt)

Grupo de Trabalho:

  • Professor Adjunto (equiparado) Mestre Pedro Sobreiro (sobreiro@esdrm.ipsantarem.pt)
  • Professora Adjunta (equiparada) Mestre Elsa Vieira (elsavieira@esdrm.ipsantarem.pt)
  • Professora Adjunta Doutora Marta Martins (representante do CP) (martamartins@esdrm.ipsantarem.pt)
  • Técnica Superior Mestre Marina Lemos (Secretária da ESDRM) (marinalemos@esdrm.ipsantarem.pt)
  • André Matias, Presidente da Associação de Estudantes (aeesdrm@esdrm.ipsantarem.pt)

O GAQ dispõe de um Regulamento Interno do Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPS.


Avaliacão e Qualidade

Comissão Avaliação e Acreditação Legislação Documentação



Comissão


Comissão para a Avaliação e Qualidade (CAQ-ESGTS)

  • Composição:
    • Docente: Isabel Maria Cândida Duarte (Presidente da Comissão para a Avaliação e Qualidade)
    • Docente: Luíz Filipe Martins Rainha
    • Docente: Sérgio Martins Esteves Cardoso
    • Funcionária não docente: Cláudia Braz
    • Estudante: Pedro Miguel Carraca de Matos
  • Competências:
    1. Produzir os instrumentos necessários ao processo de Avaliação e Qualidade.
    2. Implementar as orientações da Comissão Coordenadora constante no artigo 23.º do Regulamento Interno do Conselho para a Avaliação e Qualidade (CAQ), nomeadamente no que respeita à recolha da informação necessária ao processo de avaliação e qualidade na unidade orgânica, supervisão desse processo e redacção do relatório anual de auto-avaliação.
    3. Dar apoio ao Director, disponibilizando informações, na instrução do processo de acreditação de novos ciclos de estudo e de avaliação de ciclos de estudo em funcionamento.
    4. Implementar os mecanismos de avaliação e garantia da qualidade.
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Avaliação e Acreditação

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2015/16)

Resultados Globais
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Estudantes/Curso 2011/12 (PDF)

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2010/11)

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Legislação

Decreto-Lei n.º 369/2007 Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Lei n.º 38/07 Regime Jurídico da Av