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Avaliação e Qualidade


Avaliacão e Qualidade

Comissão Avaliação e Acreditação Legislação Documentação



Comissão


Comissão para a Avaliação e Qualidade (CAQ-ESGTS)

  • Composição:
    • Docente: Isabel Maria Cândida Duarte (Presidente da Comissão para a Avaliação e Qualidade)
    • Docente: Luíz Filipe Martins Rainha
    • Docente: Sérgio Martins Esteves Cardoso
    • Funcionária não docente: Cláudia Braz
    • Estudante: Pedro Miguel Carraca de Matos
  • Competências:
    1. Produzir os instrumentos necessários ao processo de Avaliação e Qualidade.
    2. Implementar as orientações da Comissão Coordenadora constante no artigo 23.º do Regulamento Interno do Conselho para a Avaliação e Qualidade (CAQ), nomeadamente no que respeita à recolha da informação necessária ao processo de avaliação e qualidade na unidade orgânica, supervisão desse processo e redacção do relatório anual de auto-avaliação.
    3. Dar apoio ao Director, disponibilizando informações, na instrução do processo de acreditação de novos ciclos de estudo e de avaliação de ciclos de estudo em funcionamento.
    4. Implementar os mecanismos de avaliação e garantia da qualidade.
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Avaliação e Acreditação

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2015/16)

Resultados Globais
Semestre Ímpar
Semestre Par

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2014/15)

Resultados Globais


Avaliação das UC's pelos Estudantes (2013/14)


Resultados Globais

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2012/13)

Resultados Globais
Semestre IMPAR
Semestre PAR


Avaliação das UC's pelos Estudantes (2011/12)

Resultados Globais
Semestre ÍMPAR
Semestre PAR

Resultados Por Curso
Estudantes/Curso 2011/12 (PDF)

Avaliação das UC's pelos Estudantes (2010/11)

Resultados Globais
Semestre IMPAR
Semestre Par

Resultados Por Curso
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Legislação

Decreto-Lei n.º 369/2007 Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Lei n.º 38/07 Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior
Lei n.º 62/07 Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior

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Documentação

ESTUDOS (A3ES)

Análise comparativa dos processos europeus para a avaliação e certificação de sistemas internos de garantia da qualidade Sérgio Machado dos Santos (A3ES)
Manual para auditoria dos sistemas internos de garantia da qualidade
Sérgio Machado dos Santos (A3ES)
Indicadores de desempenho para apoiar os processos de validação e acreditação de cursos
Cláudia Sarrico (A3ES)



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Gabinete de Avaliação da Qualidade

Competências do Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ):

Cumprir o disposto na Lei da AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR de 22 de Março de 2007, cujo objeto da avaliação (artigo 3.º) se centra em:

  • a. A avaliação tem por objeto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, medindo o grau de cumprimento da sua missão através de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados dela decorrentes;
  • b. A avaliação tem em especial consideração, na definição e aplicação dos parâmetros de desempenho, a diferença de objetivos entre o ensino universitário e o ensino politécnico;
  • c. A avaliação tem por referencial as boas práticas internacionais na matéria;

São apontados como parâmetros de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (artigo 4.º), os seguintes:

Parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com a atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

  • O ensino ministrado, designadamente o seu nível científico, as suas metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação dos estudantes;
  • A qualificação do corpo docente e a sua adequação à missão da instituição;
  • A estratégia adotada para garantir a qualidade do ensino e a forma como a mesma é concretizada;
  • A atividade científica e tecnológica devidamente avaliada e reconhecida, a um nível adequado à missão da instituição;
  • A cooperação internacional;
  • A colaboração interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional;
  • A eficiência de organização e de gestão;
  • As instalações e o equipamento pedagógico e científico;
  • Os mecanismos de ação social.

Parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com os resultados decorrentes da atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

  • A adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição aqueles devem assegurar;
  • A realização de ciclos de estudos em conjunto com outras instituições, nacionais ou estrangeiras;
  • A procura por parte dos estudantes;
  • A abertura a novos públicos e a capacidade de promover a sua integração com sucesso;
  • O sucesso escolar;
  • A inserção dos diplomados no mercado de trabalho;
  • A produção científica e tecnológica a um nível adequado à missão da instituição;
  • O contacto dos estudantes com atividades de investigação desde os primeiros anos;
  • A valorização económica das atividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico a um nível adequado à missão da instituição;
  • A integração em projetos e parcerias internacionais;
  • A prestação de serviços à comunidade;
  • O contributo para o desenvolvimento regional e nacional a um nível adequado à missão da instituição;
  • A ação cultural e, designadamente, o contributo para a promoção da cultura científica;
  • A captação de receitas próprias através da atividade desenvolvida;
  • A informação sobre a instituição e sobre o ensino nela ministrado.

São objetivos da avaliação da qualidade (artigo 5.º):

  • a. A melhoria da qualidade das instituições de ensino superior;
  • b. A informação fundamentada da sociedade sobre o desempenho das instituições de ensino superior;
  • c. O desenvolvimento de uma cultura institucional interna de garantia de qualidade.

Atividades desenvolvidas pelo GAQ:

A - Autoavaliação dos cursos em funcionamento na ESDRM, no âmbito da A3ES:

No âmbito das responsabilidades do GAQ, serão realizados os relatórios de autoavaliação dos cursos em funcionamento na ESDRM, com a realização de tarefas de compilação, atualização e disponibilização da informação respeit